Resialentejo investe 5M€ em recolha e tratamento de resíduos indiferenciados

A Resialentejo vai investir 5,13 milhões de euros nos territórios abrangidos pela intervenção da empresa no esforço de recolha e tratamento dos resíduos indiferenciados (resíduos que não são separados), provenientes da recolha municipal e aos materiais recicláveis depositados nos ecopontos/ecocentros.

O valor do investimento está definido no orçamento para 2022, recentemente, aprovado, cujo montante global é de 6 milhões 125 mil euros.

De acordo com a nota da Resialentejo, “o primeiro orçamento prevê a realização de diversas iniciativas de reforço do posicionamento da empresa e de concretização de projetos importantes para a redução dos impactos ambientais e a procura de uma maior sustentabilidade no território do Baixo Alentejo”.

Segundo a mesma fonte, “o orçamento e plano de atividades contempla, entre outros, investimentos na aquisição de equipamentos de recolha seletiva Porta-a-Porta e PAYT, assim como, na expansão da rede de ecopontos”.

Além disso, prevê a “conclusão da Estação de Transferência de recicláveis em Moura; a adaptação tecnológica dos ecocentros existentes e a conclusão da construção da Unidade de Tratamento de Biorresíduos (Nova linha da UTMB)”.

A “aquisição de equipamentos de Recolha Seletiva; a aquisição de equipamentos de Compostagem Doméstica; a Ampliação do aterro sanitário; a selagem parcial do aterro Intermunicipal (em fase de exploração) e o reforço da Rede de Biogás” são outros objetivos.

O orçamento tem, igualmente, previsto, o “início da ampliação do Aterro Intermunicipal; a otimização da zona envolvente do Canil/Gatil, Aterro e Oficinas; a aquisição de equipamentos administrativos, o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e educação ambiental e a aquisição de equipamentos de substituição”.

A Resialentejo é a empresa intermunicipal responsável pelo tratamento e valorização dos residuos sólidos urbanos nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mertola, Moura, Ourique e Serpa.