Resialentejo supera os 4 milhões de investimento

A Resialentejo, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos, ultrapassou os 4 milhões de euros de investimento no ano passado, de acordo com os dados divulgados pelo seu Relatório e Contas.

Este resultado corresponde a um aumento face ao ano anterior (com um valor próximo dos dois milhões de euros).

Para além deste indicador, a Resialentejo registou um crescimento de 3,2% na recolha seletiva em relação ao ano de 2021.

De acordo com a empresa intermunicipal, “nos oito concelhos abrangidos pela gestão da Resialentejo, existem 690 ilhas de reciclagem, o que corresponde a um rácio de 125 habitantes por ecoponto”, sendo que, “em relação às retomas de reciclados, face a 2021, o aumento fixou-se nos 4,8%, com 62 kg de resíduos por habitante, um valor anual acima da média do nosso país”.

A mesma fonte sublinha que “ainda no ano passado, foram produzidos cerca de dois milhões de quilos de composto orgânico, comercializado integralmente para fins agrícolas na região”.

A Resialentejo frisa ainda que está empenhada em apostar num “crescimento sustentável através de um plano de investimentos de mais de 11,5 milhões de euros para o triénio 2023-2025, para continuar a garantir a melhoria da qualidade do serviço prestado, respondendo às necessidades das populações e às exigências das metas ambientais do PERSU 2030, o documento estratégico que norteia as metas do setor”.

Marcelo Guerreiro, presidente da Resialentejo, sublinha que este investimento reflete o rigor existente na gestão financeira das contas da empresa.