Após um ano de interregno, o Encontro da Saúde Mental do Baixo Alentejo acontece, hoje, no Centro UNESCO, em Beja, para a sua 8ª edição.
Em 2021, o encontro organizado pela ARIS da Planície, vai abordar a “Saúde Mental num mundo desigual”, seguindo o mote para o Dia Mundial da Saúde Mental que se assinalou a 10 de outubro.
Num encontro aberto a toda a comunidade, as mesas redondas e as conferências serão ponto de partida para o debate sobre a saúde mental da região.
Tal como em edições anteriores, este ano, a iniciativa foca atenções na saúde mental na região, dando visibilidade aos problemas das pessoas que vivem no Baixo Alentejo e, por outro lado, demonstrando publicamente os projetos em execução que pretendem contribuir para uma melhoria da saúde mental no território.
Paulo Barbosa, presidente da direção da ARIS da Planície, revela à Rádio Pax, aquilo que vai acontecer ao longo do dia de hoje.
Da programação da iniciativa, faz, também, parte uma mesa-redonda dedicada às vulnerabilidades que colocam as pessoas em maior risco de saúde mental, como a violência doméstica e a apresentação de um projeto de apoio a migrantes, pela Cáritas Diocesana de Beja em conjunto com a Câmara de Beja.
Além disso, realizam-se, ainda duas conferências. A primeira sobre “Da Arte e Saúde Mental” e a segunda “Da Saúde Mental num Mundo Desigual”, com a presença de Ana Matos Pires, do Grupo de Apoio Técnico para a Implementação das Políticas de Saúde (GAPS) do Ministério da Saúde.