A Cáritas celebra, entre hoje e 23 de março, a Semana Nacional Cáritas. Em Beja e, em diversas localidades do país, serão realizadas atividades promovidas pelas Cáritas Diocesanas.
Trata-se, segundo a Cáritas, de “um momento de mobilização para apelar à participação ativa de todos na construção de uma sociedade mais justa e humana.
“Este ano, o convite à ação ganha especial relevância no contexto político, social e religioso atual”, frisa a Cáritas Diocesana de Beja.
Entre estas iniciativas, a Cáritas de Beja destaca o Peditório Nacional, que levará milhares de voluntários às ruas, mas que, também, poderá ser realizado online.
O Peditório Nacional é uma das principais ações de angariação de fundos da rede Cáritas, reforçando a capacidade de resposta local à crescente necessidade de apoio social.
O Peditório realiza-se, entre 20 e 23 de março, em toda a diocese de Beja com a participação e colaboração de centenas de voluntários. No ano passado, a Cáritas de Beja angariou cerca de 17.800 euros na ação, verba que foi “canalizada para diversas necessidades das pessoas atendidas”.
A Cáritas de Beja recorda que, atualmente, dispõe “de respostas e equipamentos sociais únicos no distrito de Beja”, nomeadamente, “na área do tratamento de dependências lícitas e ilícitas, acolhimento e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo e em risco social”.
Além disso, as respostas sociais da Cáritas de Beja estendem-se à “área da inserção socio laboral, na resposta alimentar a confeção e distribuição de mais de 100 mil refeições anuais e ao acompanhamento a pessoas idosas no domicílio em situação de maior isolamento social”.
Outro equipamento social da instituição é o Centro Local de Apoio à integração de migrantes que atende e acompanha esta comunidade na regularização em território nacional entre outros projetos comunitários na área social.
Em 2024, a Cáritas Diocesana de Beja atendeu e apoiou um total de 5.819 pessoas na diocese de Beja, destas 3.453 pessoas foram no concelho de Beja.