A Câmara Municipal de Serpa, em parceria com a EDP, vai substituir cerca de 500 luminárias por iluminação LED, durante o ano de 2018, no âmbito do Contrato de Concessão e Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão.
Este projecto começou em 2017, com a substituição de 268 luminárias, e manter-se-á até 2019. O objectivo é que todo o concelho passe a ser servido por esta tecnologia mais amiga do ambiente. A meta da autarquia “passa pelo melhoramento do serviço e pela redução do consumo energético”, explica Tomé Pires, presidente do Município.
O autarca espera que no próximo ano, 30% da iluminação [do concelho] esteja equipada com sistema LED. O objectivo é conseguir substituir 1500 luminárias.
O presidente da Câmara disse em declarações à Rádio Pax, que este sistema vai também, diminuir a factura de electricidade anual em 50 mil euros.
Tomé Pires refere ainda algumas das localidades que serão equipadas com este novo sistema de iluminação pública.
Recorde-se que 2017 “foi concluída em Santa Iria a substituição integral da iluminação pública existente, com colocação de mais de 100 luminárias com tecnologia LED. Esta substituição também já aconteceu em Vales Mortos, e em várias artérias da cidade de Serpa”, refere a autarquia.