O Município de Serpa promove, esta sexta-feira, as Jornadas da Biodiversidade, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia Mundial do Ambiente.
Nos trabalhos que decorrem no Musibéria, ao longo de todo o dia, têm presença confirmada várias entidades regionais e nacionais.
Durante a manhã, a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, representada por Pedro Pacheco, apresenta o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Baixo Alentejo. A ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, com o Projeto Life Desert, dá a conhecer “Modelos de adaptação à desertificação”, por Maria Bastidas.
Nuno Gaspar de Oliveira, da NBI – Natural Business Intelligence – fala sobre “Gestão da Biodiversidade e Ecossistemas” e Patrícia Garcia Pereira, da Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, de um caso de estudo referente às “Estações da Biodiversidade no concelho de Serpa”.
De tarde, a Associação Margem Esquerda do Guadiana apresenta o painel “Educar para os valores da conservação da natureza”, a cargo de Leonor Paiva e Carlos Moreira. Na sequência a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, representada por Ana Ilhéu e Jorge Vazquez, faz uma apresentação dedicada a “Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva | Uma abordagem ambiental e casos práticos”.
Carlos Pinto Gomes, Mauro Raposo e Raquel Ventura, da Universidade de Évora e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) fazem a apresentação do “Estudo geobotânico da flora e vegetação da Serra de Ficalho”, seguido de um período de debate.
A Câmara de Serpa frisa que “as preocupações ambientais têm vindo a ter um papel relevante e crescente nas políticas municipais, estando a autarquia a promover diversas ações no sentido de alargar a discussão e definir caminhos”.