Serpa: Feira do Queijo do Alentejo 2021 está a chegar e em modo virtual

É já amanhã, dia 26, que arranca, a Feira do Queijo do Alentejo 2021, promovida pelo município de Serpa e que se prolongará durante o fim-de-semana. Este ano, uma iniciativa completamente digital, devido à situação pandémica que vivemos.

Nesta edição, durante a Feira será apresentada a “SerpaMarca.pt”, uma plataforma de comércio digital que o Município disponibilizará aos empresários do concelho durante o mês de março, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios.

Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para os produtores e empresas se situarem no mercado, adaptando-se a uma nova realidade que a pandemia veio sublinhar, com os produtos a irem até ao consumidor.

A iniciativa arranca esta sexta-feira, com uma intervenção de Tomé Pires, presidente do Câmara de Serpa, Tomé Pires, e um registo alusivo ao projeto Cante nas Escolas, “a quem tem cabido a honra de abrir o certame em anos anteriores”, frisa a autarquia, em comunicado.

Segue-se um conjunto de testemunhos da Comissão Organizadora da Feira, e de várias pessoas ligadas ao setor do queijo, ainda, de investigadores em representação de diversas entidades.

Durante a tarde realiza-se, via zoom, a conferência “Queijo Serpa DOP – 34 anos de certificação”, que contará com as participações de Tomé Pires, de José Manuel Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, de Carlos Bettencourt, do Centro Experimental do Baixo Alentejo – Herdade da Abóbada da DRAPAL e de João Dias, em representação do Instituto Politécnico de Beja.

Segue-se a apresentação digital do filme Queijo Serpa impulso à internacionalização e de imagens de arquivo da animação da feira, que encerram a programação do primeiro dia do certame.

No dia 27 de fevereiro, sábado, pela manhã, decorre, via plataforma zoom, o webinar “Investigação para o Desenvolvimento e Inovação no Setor dos Lacticínios”, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja. De tarde, o CEBAL promove um roadshow tecnológico de valorização Integrada do Cardo, “DOP Serpa em Análise”, igualmente via zoom, e segue-se uma mostra de imagens de arquivo de cães de pastoreio e de animação.

O último dia da feira, 28 de fevereiro, domingo, conta com uma retrospetiva de imagens de edições passadas do passeio BTT Rota do Queijo “8 anos a pedalar”, a que se seguirá a visualização do vídeo “A Fileira da Lã”, do Centro de Competências da Lã (CCLã). De tarde, a programação da iniciativa conta com a revista em imagens do concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com as intervenções de Maria da Luz, Nuno Alvarenga e Maria João Carvalho, seguido um conjunto de depoimentos de empresários da fileira do queijo sobre a situação atual.  

A encerrar a edição deste ano haverá passagem de imagens ilustrativas da Feira do Queijo do Alentejo, revisitando alguns dos momentos, produtores e iniciativas que, ao longos dos últimos anos, fizeram da Feira do Queijo do Alentejo uma das maiores iniciativas de dinamização económica a nível regional, e uma referência a nível nacional.