O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) agendou para esta manhã, às 09h00, uma concentração de profissionais e utentes à porta do Serviço de Urgência Básico de Castro Verde.
Desta forma pretende exigir “o funcionamento em pleno do Serviço de Urgência Básico de Castro Verde”, “a melhoria das condições de trabalho que permitam a contratação e fixação dos profissionais” e o “direito de acesso aos cuidados de saúde”.
O Sindicato mostra-se preocupado com o encerramento previsto do serviço de urgência por diversos períodos horários e dias entre este e o próximo mês.
“Este problema insere-se na continuação de uma política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente na valorização dos seus profissionais, das suas carreiras e das suas condições de trabalho”, considera o Sindicato.
“Esta situação agrava a sobrelotação do Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes e a resposta rápida aos utentes que verdadeiramente necessitam de cuidados de um serviço de urgência central”, adianta a mesma fonte.