SPZS preocupado com falta de professores

O Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) efetuou um questionário junto dos agrupamentos de escolas do Alentejo e Algarve, sobre os horários em falta. No distrito de Beja há 48 docentes em falta.

Apesar de ainda não terem obtido resposta da totalidade dos agrupamentos de escolas, o Sindicato de Professores da Zona Sul frisa que “os dados obtidos são bastante preocupantes”, pois “após cinco semanas decorridas do início do ano letivo há necessidade de, pelo menos, 235 docentes na área sindical do SPZS”.

“A falta de professores atravessa todos os ciclos de ensino, sendo muito mais relevante no 3º Ciclo e Secundário”, denuncia o SPZS.

De acordo com os dados disponíveis, o Sindicato conclui que “a maior parte dos horários são temporários e/ou incompletos, muitos deles decorrendo de baixas médicas dos docentes com idade mais avançada, o que os torna mais difíceis de ocupar”.

Manuel Nobre, presidente do SPZS diz que a falta de docentes poderá ser colmatada, explicando como.

Sindicato de Professores da Zona Sul diz que a falta de docentes é um problema grave para a Escola Pública e pede ao Governo para reforçar número de docentes.