O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, Empresas Municipais e Concessionárias (STAL) convocou para, hoje, uma manifestação nacional de todos os setores da Administração Local.
O protesto tem concentração prevista para as 14:30 horas, na Praça da Figueira, em Lisboa, com destino ao Ministério das Finanças.
Em comunicado, o STAL realça que “os trabalhadores rejeitam a política de empobrecimento que o governo PSD/CDS teima em prosseguir e exigem aumentos salariais reais, a valorização das carreiras e a revogação do SIADAP, entre outras matérias”.
De acordo com o sindicato, “os muitos milhares de trabalhadores da Administração Local e do sector empresarial são o “parente pobre” de toda a Administração Pública e auferem, em média, um salário base 35% inferior aos da Administração Central”.
A mesma fonte considera que “a atualização salarial que, recentemente, entrou em vigor continua a aprofundar a perda de poder de compra dos trabalhadores da Administração Local que, desde 2010, já perderam, em média, três salários”.
Para o STAL, o problema só se resolve com “o aumento salarial de, pelo menos, 15% (mínimo de 150 euros) aplicado aos 749 mil trabalhadores da Administração Pública”.