O acidente aconteceu ontem a 190 metros de profundidade. O homem terá caído de um silo. O óbito foi declarado pelos médicos do INEM que desceram ao local acompanhados pela equipa de resgate da mina.
Jacinto Anacleto, coordenador do Sindicato, exige um “rigoroso inquérito” às causas deste acidente “sob a responsabilidade da Autoridade das Condições de Trabalho e, se possível, com a intervenção das organizações representativas dos trabalhadores”.
A vítima, Joaquim Alberto Saramago Gomes, natural de Odivelas (Ferreira do Alentejo) era Director e Tesoureiro do Grupo Desportivo de Odivelas.
A ALMINA, empresa que gere a mina de Aljustrel esclareceu em comunicado enviado à Lusa que “imediatamente após o acidente, foram accionados os mecanismos de emergência e reacção previstos na empresa e alertadas as autoridades competentes, que procederam em conformidade”. A mesma adianta que o empreiteiro, para quem trabalhava a vítima, já iniciou um inquérito de investigação para determinar as causas do acidente.