A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública lançam hoje, dia 19 de agosto, a campanha “Taxa Zero ao Volante”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025.
A iniciativa decorre até dia 25 de agosto e tem como principal objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob o efeito do álcool.
Os números mais recentes deixam um alerta sério. Em 2023, um em cada quatro condutores que perdeu a vida em acidentes de viação tinha uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gramas por litro, e três em cada quatro destes apresentavam valores iguais ou superiores a 1,2, ou seja, acima do limite considerado crime.
Durante esta semana, a ANSR promove várias ações de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização da GNR e da PSP. As ações vão decorrer em vários pontos do país.
A ANSR recorda que, com apenas 0,5 gramas de álcool no sangue, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica. O álcool reduz o campo visual, provoca descoordenação motora, altera o comportamento e aumenta significativamente o perigo de acidente.
Esta é já a oitava de 11 campanhas previstas para este ano, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização, que até dezembro ainda vai abordar temas como a velocidade, o uso do telemóvel, os acessórios de segurança e a condução de veículos de duas rodas.
As autoridades sublinham que a sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e pode ser evitada com comportamentos responsáveis na estrada.