12°C
Scattered clouds

Tribunal de Beja começa a julgar alegada rede que vendia droga em Lisboa

Tribunal de Beja começa a julgar alegada rede que vendia droga em Lisboa

Uma alegada rede de tráfico de droga desmantelada em maio de 2021, quando a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 91,5 quilos de canábis e 1,2 milhões de euros, começou hoje a ser julgada no Tribunal de Beja.

O processo, que envolve crimes de tráfico de estupefacientes, branqueamento, dano qualificado, detenção de arma proibida ou tentativa de favorecimento pessoal, envolvia um total de 12 arguidos, mas agora abrange 10.

Um dos arguidos foi despronunciado, na decisão instrutória, e o presidente do coletivo de juízes indicou hoje que não foi possível notificar outro dos homens, que vai ser declarado contumaz, sendo o processo separado.

Na sessão desta manhã, compareceram em tribunal sete dos arguidos, que se escusaram a prestar declarações, ficando marcado para a parte da tarde o início da produção de prova.

O principal arguido é Joaquim Fortes, o único que está em prisão preventiva e que, segundo o despacho de acusação consultado pela agência Lusa, alegadamente controlava o grupo, que adquiria canábis e a transportava e vendia na zona de Lisboa.

Tiago Melo Alves, advogado de Joaquim Fortes, que está acusado em coautoria com outros arguidos de um crime de tráfico de estupefacientes agravado e de outro de branqueamento, escusou-se hoje a revelar qual vai ser a sua defesa, aguardando pela apresentação de prova.

“A prova vai começar a ser produzida de tarde. Não tenho nenhuma expectativa neste momento [em relação ao julgamento]. Vamos aguardar que a prova se faça”, limitou-se a afirmar.

Neste processo, além de Joaquim Fortes, são arguidos Rui Pina e André Graça, ambos acusados em coautoria de um crime de tráfico de estupefacientes agravado, além de Rui ser também acusado de um crime de dano qualificado, outro de detenção de arma proibida e ainda um de branqueamento.

De acordo com o despacho de acusação, Joaquim Fortes, André Graça e Rui Pina colaboraram entre si, desde abril de 2020, na compra, transporte, armazenagem e venda de “grandes quantidades de canábis/haxixe”, alegadamente adquirida em Espanha e vendida depois em “vários destinos”, nomeadamente na zona de Lisboa.

Os três atuaram “em comunhão de esforços e intentos, desenvolvendo uma atividade caracterizada por grande mobilidade, com significativos meios materiais, procedendo ao transporte de haxixe/canábis por via terrestre, utilizando viaturas automóveis e dividindo as tarefas entre eles”, pode ler-se.

A alegada rede guardava a droga num armazém situado na localidade de Rouquenhos, no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja,

Foi aqui que, a 20 de maio de 2021, a PJ apreendeu cerca de 1,2 milhões de euros em notas e 908 embalagens de resina de canábis, com um peso global de 91,5 quilos e um valor estimado, caso chegasse ao mercado, a rondar os 240 mil euros.

Vários dos arguidos neste processo são do Alentejo, enquanto outros são da zona de Setúbal e região da Grande Lisboa.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

22/03/2025
Fim-de-Semana Gastronómico em Moura destaca “Sabores do Campo”
22/03/2025
Alvito recebe inscrições para Campos de Férias
Ourique
22/03/2025
Miguel Araújo atua na Feira do Porco Alentejano em Ourique
22/03/2025
H2OFF: Hoje é dia de fechar a torneira entre as 22:00 e as 23:00 horas
Mértola
21/03/2025
Mau tempo: Câmara de Mértola alerta para subida do rio Guadiana mas sem alarme
Feira do Porco
21/03/2025
Feira do Porco Alentejano anima Ourique (com Vídeo)
Got Talent
21/03/2025
Bejense Bernardo Emídio chega à final do “Got Talent Portugal”
Resíduos
21/03/2025
Associações de Bombeiros do distrito recolheram 187 toneladas de resíduos elétricos