Turismo e importância da brincadeira para a criança são temas de webinars

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) realiza, nesta quinta-feira, dia 18, dois webinars, em formato de teleconferência, via Zoom, um dedicado ao Turismo e outro dirigido à comunidade escolar. Ambas as sessões podem também ser acompanhadas, em direto, pelo Facebook da CIMBAL.

O primeiro agendado para as 15:30 horas é, igualmente, promovido pelo NERBE/AEBAL e trata-se de uma ação de sensibilização sob o mote “Turismo Muslim Friendly” e conta com a participação de Abdullah Seedat, do Instituto Halal de Portugal.

Esta ação abordará temáticas dedicadas ao Mercado Halal, Difusão Instituto Halal de Portugal, Estratégia para a Indústria, Módulos de formação, a Acreditação e a Promoção.

De acordo com a CIMBAL, o Mercado Halal foca-se, no âmbito das ações relacionadas com o desenvolvimento de negócios e com a promoção de emprego de qualidade, promoção do empreendedorismo e do intra-empreendedorismo nas PME.

Tem como principal objetivo gerar vantagens competitivas para produtos e serviços de empresas da área da cooperação, adaptando-os a critérios definidos como Muslim Friendly. Este é um projeto de cooperação transfronteiriça que conta com apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

O Mercado Halal é formado por parceiros das regiões de aplicação do programa POCTEP: Alentejo e Andaluzia. Do lado português, estão a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL), enquanto a representação espanhola recai nos Mercados Centrais de Abastecimento de Córdoba (MERCACÓRDOBA) e nas Três Culturas da Fundação Mediterrâneo, que atua como Principal Beneficiário e líder do projeto.

À noite, pelas 21:00 horas, decorrerá o segundo webinar do dia, com o tema “Brincar e Ser Ativo na escola, na família e na comunidade (em tempos de pandemia)”. A iniciativa online conta com a participação do Professor e Investigador Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), de Lisboa, que tem desenvolvido um trabalho de investigação académica centrado, sobretudo, no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança.

Esta webinar surge no âmbito do Projeto + Sucesso Educativo no Baixo Alentejo, que tem como objetivo geral promover a igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação e destina-se à capacitação dos agentes educativos e de toda a comunidade escolar.

As inscrições para esta sessão, via Zoom, já estão esgotadas, contudo poderá assistir, através do Facebook da CIMBAL.