ULSBA abre Unidades de Cuidados na Comunidade em Aljustrel, Castro Verde e Moura

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) abriu mais três Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), em Aljustrel, Castro Verde e Moura.

Com a abertura destas Unidades, passam a ser oito, as UCC em funcionamento da ULSBA, nomeadamente, em Aljustrel, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Serpa. 

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) são unidades funcionais integradas nos Cuidados de Saúde Primários e complementam a atividade assistencial das Unidades de Saúde Familiares e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

Luís Coentro, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários, explica que as UCC funcionam através da prestação cuidados de saúde e apoio psicológico e social no contexto comunitário e domiciliário junto das pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência.

O responsável diz, ainda, que as UCC atuam, também, ao nível da educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

Até final do 1.º trimestre, a ULSBA refere que estarão em funcionamento, em cada uma destas três UCC, uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCCI), financiadas no âmbito do PRR (num montante total de 300 mil euros) e que acrescentarão mais 46 camas às 90, atualmente, contratualizadas com a ULSBA – 20 ECCI Moura, 14, ECCI Aljustrel, 12 ECCI de Castro Verde.

Nesse sentido, Luís Coentro destaca que a ULSBA alarga a resposta assistencial a mais utentes.