“AquiAppbicho!”, é o nome da aplicação para smartphones, tablets, e computadores desenvolvida no quadro de uma parceria entre a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja.
A aplicação permite a qualquer cidadão denunciar o avistamento animais transmissores de doenças, como mosquitos, carraças, pombos, pulgas, piolhos, lagarta do pinheiro e ratos.
O projecto pretende fazer o controlo e prevenção de doenças.
De acordo com a Unidade Local de Saúde, “as doenças transmitidas por vetores e outros animais, emergiram ou reemergiram como resultado das alterações climáticas, demográficas e sociais, alterações genéticas nos agentes infecciosos, resistência dos vectores a insecticidas e mudanças nas práticas de saúde pública”.
Segundo a mesma fonte, “o conhecimento das espécies, a sua distribuição geográfica e hospedeiros associados, permitem estabelecer actividades de vigilância epidemiológica para que medidas de prevenção, controlo e mitigação possam ser implementadas, pelo que importa monitorizar a introdução de novos vectores e dos vectores já presentes”, adianta a mesma fonte.
A aplicação destina-se a todos os cidadãos que pretendam reportar o avistamento destes animais.