ULSBA cria Áreas Dedicadas ao Atendimento de Doentes Respiratórios e Covid-19

No sentido de cumprir o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, e dado o previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) criou Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR)

De acordo com a nota de imprensa da ULSBA, estas novas estruturas, entraram em funcionamento, no início desta semana, nos Centros de Saúde de Beja, Castro Verde e Cuba.

Segundo o comunicado, “trata-se de uma estrutura de atendimento organizada que pretende dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados, nomeadamente, nos concelhos de Beja e Serpa, com a ADR-Beja; nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique, com a ADR-C Castro Verde e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, na ADR-C Cuba.

Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência foram criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, ADR-SU Castro Verde (que integra Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e, ainda, a ADR-SU Moura (Barrancos e Moura).

As ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo Médico de Família do Centro de Saúde. Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pela Linha SNS24.

O utente também poderá dirigir-se a estas Áreas de Atendimento Dedicado a Doenças Respiratórias e COVID-19 se apresentar os seguintes sintomas: tosse ou alteração da sua tosse habitual; tosse e dores de cabeça; tosse e dores musculares; febre (38ºC); dificuldade respiratória; diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (gosto).

A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde de Beja (junto à Segurança Social), vai funcionar todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas, com pausa de 30 minutos para almoço.

A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde Castro Verde vai funcionar todos os dias, também, das 10:00 às 18:00 horas, com pausa de 30 minutos para almoço.

A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde Cuba vai funcionar de 2ª feira a sábado, das 10:00 às 18:00 horas (com pausa de 30 minutos para almoço) e aos domingos das 8:00 às 13:00 horas.