ULSBA cria consultas de acompanhamento a doentes que tiveram Covid

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem, desde esta quinta-feira, uma Consulta de Follow-Up COVID-19, da responsabilidade do Serviço de Medicina Interna, mas de âmbito multidisciplinar.

Nesse sentido, junta-se ao serviço de Medicina Interna, “o importante apoio da Enfermagem de Reabilitação, da Medicina Física e Reabilitação e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, sempre que se justifique”, revela o comunicado da ULSBA.

Com esta medida, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, pretende, “acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos doentes após a doença Covid-19, visando a sua total recuperação, através da avaliação de sequelas (pulmonares ou a nível de outros órgãos e sistemas) e, assim, adequar as necessidades e os cuidados de saúde futuros”.

Este seguimento médico, pós-Covid-19, destina-se a pessoas que estiveram internadas com a doença classificada, clinicamente, como moderada ou grave e a doentes referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários.

De acordo com a mesma fonte, “a avaliação desta necessidade de acompanhamento clínico inicia-se com uma consulta de pré-triagem realizada telefonicamente, durante a qual é avaliado o interesse do doente na consulta e permitirá aferir qualquer queixa ou sintoma, potencialmente, relacionado com a infeção a SARS-CoV-2”.

“A data da consulta, a realizar em contexto hospitalar, será adequada em função desta primeira abordagem”, explica, ainda a nota da ULSBA.