ULSBA: Equipa de Apoio Psicossocial comemora o seu 2º aniversário

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da ULSBA está de Parabéns. Iniciou funções há dois anos ao abrigo do programa “Humaniza”, financiado pela Fundação La Caixa.

De acordo com a ULSBA “muitos quilómetros foram percorridos ao longo deste tempo; muitas portas se abriram para acolherem esta equipa e ser prestado o devido apoio psicológico, social e espiritual às pessoas com doença avançada e seus respetivos cuidadores/ familiares”.

A equipa, composta por duas psicólogas e uma assistente social, intervém junto de doentes referenciados pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja +.

Ao longo destes dois anos de trabalho, foram apoiados 576 doentes e 757 familiares.

A ULSBA explica que “a intervenção da equipa inicia-se na fase de doença e prolonga-se no acompanhamento ao luto dos familiares. A equipa intervém onde o doente estiver: domicílio, ERPI e unidades de média e longa duração”.

No atual contexto pandémico, a EAPS também tem atuado junto de doentes internados com doença avançada facilitando a comunicação destes com os seus familiares através da realização de videochamadas. Até este momento, foram realizadas 23 videochamadas.

Trata-se de um projeto único na região Alentejo que se prolongará em 2021 com novos desafios (voluntariado) e novas ações, revela ainda a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.