A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) está a participar num projeto europeu designado “Care4Diabetes”.
O projeto que junta 12 países da União Europeia pretende melhorar e promover a saúde nesses Estados-Membro, reduzindo o peso da diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, através de programas educativos eficazes, numa abordagem de estilos de vida.
A participação portuguesa no projeto é coordenada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes e a sua implementação será feita com a colaboração de algumas instituições do SNS, entre elas, a ULSBA.
A lógica por detrás deste programa reside na implementação de programas de educação e promoção de estilos de vida saudáveis, onde profissionais de saúde da ULSBA vão trabalhar com um primeiro grupo de seis pessoas com Diabetes tipo 2 durante doze meses.
Em outubro de 2024, será iniciado um segundo grupo de 10-15 pessoas com Diabetes tipo 2, para mais um ano de programa.
O objetivo é transferir para Portugal uma prática que está implementada na Holanda há 10 anos com bons resultados em pessoas com diabetes tipo 2, tal como explica o enfermeiro José Dores, coordenador local do projeto.
José Dores 1
O também responsável pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA explica que reduzir o impacto da diabetes na saúde dos utentes e levar a um menor consumo de medicamentos ou à remissão da doença é aquilo que se pretende atingir.
José Dores 2