ULSBA tem Consulta do Viajante e Centro de Vacinação Internacional

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) dispõe, a partir de hoje, de um Centro de Vacinação Internacional e de Consulta de Saúde do Viajante.

Os serviços estão disponíveis no Centro de Saúde onde funciona a Unidade de Saúde Familiar Alfabeja e funcionam segunda e terça-feira, das 14 às 16h30.

Na Consulta do Viajante da ULSBA, poderá obter informação sobre os riscos de saúde relacionados com as viagens e aconselhamento médico orientado para as atitudes e precauções a ter antes, durante e após a viagem.

A Unidade Local de Saúde alerta que a Consulta do Viajante deve ser realizada, de preferência, 4 a 8 semanas antes da data da partida.

A marcação deve ser feira na Unidade de Saúde Pública.

No dia da Consulta, o utente deverá fazer-se acompanhar do cartão de cidadão, do boletim de vacinas nacional actualizado e internacional (se já o possuir) e da listagem da medicação regular, assim como qualquer documentação médica relevante.

A Unidade Local de Saúde do baixo Alentejo lembra que o Regulamento Internacional em vigor estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre-amarela. Todos os Centros de Vacinação Internacional devem administrar a vacina contra a febre-amarela e emitir o respectivo Certificado Internacional de Vacinação. Alguns países não permitem a entrada no seu território de pessoas que não apresentem os comprovativos de vacinação.