Vila Alva convida a “Provar o Tareco”

Vila Alva convida a “Provar o Tareco”

Arranca, hoje, em Vila Alva, no concelho de Cuba, a 5ª edição do evento “Provando o Tareco”.

“Tendo o Vinho de Talha como principal protagonista, a iniciativa é um convite para visitar a freguesia e para conhecer a autenticidade das suas gentes”, refere a Câmara de Cuba.

A mesma fonte adianta que do “programa variado” fazem parte, “entre outras propostas, Rotas pelas Adegas, espetáculos de música popular, atuações de Grupos Corais, animação de rua e uma caminhada pelas Vinhas Centenárias”.

“Vila Alva mantém até hoje a tradição da produção artesanal de vinho, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco” (pequenas talhas de vinho para produção caseira)”, esclarece a autarquia.

“Detentora de vinhas centenárias – únicas na região – e de uma série de adegas, a freguesia assume-se, orgulhosamente, como terra de vinho e de vinhas, tendo no São Martinho a celebração de uma das suas manifestações mais populares: a abertura das talhas e a prova do vinho novo”, realça a Câmara de Cuba.

Assim, até à próxima segunda-feira, Dia de São Martinho, as adegas aderentes abrem as suas portas para receber os visitantes e dar a provar o seu vinho.

João Português, presidente da Câmara de Cuba, diz ter expetativas elevadas para esta edição do evento.

O autarca sublinha que esta é a altura ideal para visitar Vila Alva, afirmando que a freguesia é detentora de 50% das vinhas centenárias do Alentejo.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
12/03/2026
Alentejo encharcado: fevereiro foi um dos meses mais chuvosos de sempre em Portugal
11/03/2026
Escola em Beja inicia aulas mais tarde devido a incêndio sem vítimas
11/03/2026
PSP de Beja apreende telemóvel, televisão e carteira furtada 
11/03/2026
Alentejo abre portas a nova oportunidade para enfermeiros: candidaturas a mestrado com seis instituições do país
MeteoAlentejo
11/03/2026
MeteoAlentejo reforça cobertura no concelho de Mértola
11/03/2026
Vinhos de Pias brilham na Alemanha: produtor do concelho de Serpa conquista dois ouros internacionais
Barragens
11/03/2026
Barragens no Alentejo acima dos 90%
10/03/2026
GNR deteve mulher suspeita de tráfico de droga em Milfontes