O “Visão dos Tempos” prosseguiu ontem com Alberto Matos, coordenador do Bloco de Esquerda de Beja, na qualidade de comentador do programa.
Em cima da mesa estiveram vários assuntos regionais e nacionais.
Em termos regionais, Alberto Matos falou do olival intensivo e afirmou que as “Câmaras deviam tomar posição” em relação a este tema.
Em seu entender, “é preciso estabelecer regras, como, por exemplo, faixas de protecção, distâncias mínimas quer à população quer aos agricultores”.
Sobre a actualidade nacional, Alberto Matos comentou a questão da eutanásia, que será debatida esta semana em Assembleia da República.
Para o coordenador do Bloco de Esquerda, “todos devem ter o direito a viver com dignidade até aos fins dos seus dias, e a morrer também”.
Alberto Matos manifestou “o máximo respeito aos cuidados paliativos, que minimizam a dor, mas em último caso deve prevalecer o direito à eutanásia”.
Por último, Alberto Matos falou do racismo e afirmou que “esta é uma questão que deve ser educada e combatida com actos e não apenas com palavras”.
“O racismo é crime face à constituição e face às leis que têm que ser aplicadas.”
O “Visão dos Tempos” regressa na próxima semana com Rodeia Machado do PCP.