Três voluntários da Associação Estar, em Beja, vão partir no próximo dia 14, em direção à Polónia, integrados numa caravana humanitária promovida por instituições ligadas à Ucrânia.
O objetivo passa por levar bens essenciais para todos os que deles precisam e, no regresso, trazer 70 refugiados para Portugal.
Enlatados, produtos de primeiros socorros, medicamentos não sujeitos a receita médica, produtos de higiene e produtos para bebés são os bens que, até à próxima sexta-feira, dia 11, podem ser entregues na sede da Associação Estar localizada na Rua António Sardinha, nº4, em Beja.
José Tadeu de Freitas, um dos voluntários da Estar que vai integrar a caravana, explica que esta iniciativa surgiu de um conjunto individual de pessoas apoiadas por algumas instituições ligadas à Ucrânia, como a igreja Ortodoxa do Algarve.
Um camião, duas ambulâncias, três viaturas de nove lugares e um autocarro, cedidos gratuitamente, constituem esta caravana humanitária que tem na fronteira da Polónia com a Ucrânia, 70 refugiados sinalizados e que aguardam transporte para Portugal, nomeadamente, para o Algarve.
Neste momento, o maior constrangimento é a falta de verba para o gasóleo e para as portagens. Tadeu de Freitas deixa um apelo a empresas que possam fazer o seu donativo.