Alunos do ensino secundário participam em iniciativa no IPBeja

Alunos do ensino secundário participam em iniciativa no IPBeja

Vários estudantes que frequentam o ensino secundário vão estar presentes em algumas universidades e politécnicos para participarem em masterclasses internacionais de Física de Partículas, onde os alunos podem ser físicos durante um dia.

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) juntou-se a esta iniciativa, onde os alunos analisam os dados reais recolhidos nas experiências com o acelerador Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, em inglês) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Para realizarem esta atividade, os estudantes estão acompanhados por alguns físicos especialistas nesta matéria.

A iniciativa permite aos alunos, “vestir a pele” de um cientista e trabalhar como os físicos nos laboratórios.

A Física de Partículas é vista como uma das áreas emergentes mais importantes na ciência, depois da descoberta recente do bosão de Higgs, em 2012.

As masterclasses internacionais em Física de Partículas são lideradas pela Universidade Técnica de Dresden e pela rede Quarknet, numa colaboração muito próxima com o grupo IPPOG (International Particle Physics Outreach Group).

Teresa Godinho, professora da Comissão Organizadora desta iniciativa, sublinha que estas masterclasses permitem alargar os horizontes destes jovens através do contacto com o laboratório do CERN.

Este projeto conta com a colaboração de 210 universidades e laboratórios de 45 países diferentes que recebem estas masterclasses internacionais.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Mértola
17/05/2025
Mértola recebe formações especializadas em caça
17/05/2025
Ourique volta a promover cursos de verão na Universidade do Algarve
17/05/2025
CEPAAL tem abertas inscrições para Congresso Nacional do Azeite
Resialentejo
16/05/2025
Resialentejo recicla mais de 100 mil toneladas de resíduos
Ourique
16/05/2025
Estacionamento com novas regras em Ourique
16/05/2025
Moura promove Património Histórico
imigrantes
16/05/2025
Solidariedade Imigrante promove protesto contra medidas do Governo
Bombeiros
15/05/2025
MAI repõe ao serviço 81 viaturas de bombeiros suspensas para inspeção após acidente