Municípios dos distritos onde a Vasp admite deixar de assegurar a distribuição diária de jornais, como é o caso do distrito de Beja, manifestam preocupação com o impacto da medida, temendo um agravamento das assimetrias regionais e dificuldades no acesso à informação.
As autarquias lembram que, sobretudo nos territórios do interior, garantem diariamente a compra de títulos nacionais e regionais para serviços municipais, bibliotecas, escolas e equipamentos culturais, assegurando o contacto das populações com a imprensa escrita.
No distrito de Beja, a Câmara Municipal de Castro Verde gasta cerca de 601 euros por mês na aquisição de jornais e revistas para a biblioteca municipal e para a biblioteca escolar. A informação foi avançada pelo vice-presidente do município, David Marques.
Na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca estão disponíveis quatro jornais nacionais, dois regionais e nove revistas de várias áreas temáticas. Já a biblioteca escolar disponibiliza dois jornais diários e uma revista semanal, considerados essenciais para a formação cívica e informativa dos alunos.
No início deste mês, a administração da Vasp informou estar a avaliar a necessidade de proceder a ajustamentos na distribuição diária de jornais em vários distritos do interior, entre os quais Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Os autarcas alertam que a eventual retirada deste serviço poderá aprofundar desigualdades no acesso à informação, penalizando comunidades já afetadas pela interioridade e pela menor oferta de serviços.