PS acusa Governo de gerar “incerteza”

PS acusa Governo de gerar “incerteza”

A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista (PS) não poupa criticas ao Governo sobre a eletrificação da ferrovia até Beja.

Os recentes esclarecimentos do Governo em torno do financiamento do projeto de modernização, requalificação e eletrificação da Linha do Alentejo “carregam incertezas”, segundo os socialistas.

A Federação diz que foram os autarcas do PS, por intermédio da CIMBAL, e a própria Federação que denunciaram o “desaparecimento” de 60 milhões de euros do Programa Alentejo 2030, alocados pelo anterior Governo do PS para financiamento da eletrificação do troço Casa Branca – Beja.

No entender da Federação “rosa” do Baixo Alentejo, “o Governo encenou, ao final da semana, uma visita de Estado à cidade de Beja, protagonizada pela senhora ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, com o objetivo claro de apaziguar os ânimos e de manter uma imagem positiva junto das populações”.

Contudo, o Partido Socialista “entende que o financiamento de um projeto desta magnitude não é garantido com palavras vãs ou com meras ações de propaganda política”.

Para o PS, o projeto de eletrificação da Linha do Alentejo “deixou de poder contar com a certeza de financiamento do Programa Alentejo 2030 para depender, agora, de uma futura e incerta inscrição no Programa Operacional Responsável (POR), garantindo a senhora ministra que se tal não for concretizável o Governo estará disponível a financiar esta intervenção através do Orçamento do Estado”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Pecuária
25/10/2026
Pedro do Carmo defende continuidade da exportação de animais vivos
21/10/2026
Guerra aberta na CIMBAL: presidente da Câmara de Beja diz que não foi consultado e rejeita o protesto sobre Tancos
20/10/2026
PS fecha fileiras com a CIMBAL e dispara contra o PSD: “Não podemos ser exigentes com uns e complacentes com outros”
19/10/2026
Lufthansa queria Beja, o Governo escolheu Tancos: PS exige respostas e PSD acusa CIMBAL de "braço armado" socialista
16/10/2026
Chega questiona escolha de Tancos e não de Beja para nova escola de pilotos
14/10/2026
Um ano depois, o que mudou em Beja? Nuno Palma Ferro responde às perguntas da Pax (Entrevista)
Odemira
13/10/2026
Propostas do Orçamento Participativo de Odemira já podem ser votadas
Ferreira do Alentejo
13/10/2026
10 de janeiro é dia de eleições intercalares em Ferreira do Alentejo