Guerra aberta na CIMBAL: presidente da Câmara de Beja diz que não foi consultado e rejeita o protesto sobre Tancos

A polémica da escola de pilotos de Tancos abriu uma fenda dentro da própria Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. O presidente da Câmara de Beja, que é também vice-presidente da CIMBAL, não se revê no comunicado da comunidade e vai levar o assunto à “sede própria”.

A CIMBAL tinha manifestado oposição à escolha de Tancos para a escola de pilotos associada à privatização parcial da TAP, defendendo que o investimento devia ter ido para o aeroporto de Beja. O presidente, António José Brito, argumentou que Beja já tem infraestrutura civil e militar operacional, não precisa das adaptações previstas para Tancos e tem experiência na formação de pilotos. Falou numa nova desvalorização estratégica da região.

Palma Ferro não está de acordo. “Não me revejo, não estou de acordo por motivos técnicos, tenho uma opinião completamente diferente”, afirma. E acrescenta uma queixa: sendo vice-presidente da CIMBAL não foi consultado sobre o comunicado. Garante que vai dizer “dentro de casa” aquilo que tem a dizer.

O autarca explica que a posição resulta de ter estudado o assunto e ouvido várias opiniões, de pessoas tecnicamente habilitadas. O problema, diz, está no espaço aéreo. Com as esquadras que a Base Aérea tem, a utilização é “tremenda” e, sobretudo, aleatória. Os horários não são certos e há treinos de todos os tipos. Isso, defende, é inconciliável com uma escola de pilotos de uma companhia como a Lufthansa, que teria sempre em permanência um número muito grande de pilotos, a precisar de uma ocupação do espaço aéreo incompatível com as exigências do país e com os compromissos que Portugal possa ter com a NATO.

A conclusão é dura. “Era muito bom termos cá a escola de pilotos, mas não é realizável. É quase um sonho impossível.”

Palma Ferro não quer, ainda assim, que a região se cale. Diz que é preciso ser exigente com o Governo, reclamar e combater o sentimento de abandono, mas “com foco e com critério”, sob pena de se perder credibilidade. E deixa um recado: não se deve embarcar em ideias vendidas há muitos anos, como a de um aeroporto com tráfego comercial, que só seria viável se a Base Aérea saísse de Beja. E isso, afirma, é “completamente inimaginável”, dado o retorno que a base traz ao concelho e à região.

O caminho, defende, é apostar na manutenção e na indústria aeronáutica, e não na ocupação do espaço aéreo. Mesmo com a fábrica da Embraer a produzir aviões em Beja, lembra, os testes não precisam de ser feitos a horas certas, com ciclos bem definidos. “Se me dissessem que a Embraer ia ser instalada noutro lado, aí teríamos, de facto, um problema”, afirma. Nesse caso, garante, seria altura de apontar o dedo ao Governo.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
21/10/2026
Alentejo 2030 disponibiliza um milhão de euros para apoiar empresas na economia circular
20/10/2026
PS fecha fileiras com a CIMBAL e dispara contra o PSD: “Não podemos ser exigentes com uns e complacentes com outros”
Aljustrel
20/10/2026
Aljustrel: violenta colisão entre ambulância dos bombeiros e automóvel faz três feridos: Helicóptero do INEM mobilizado
20/10/2026
Beja com números preocupantes: sobem as detenções, multiplicam-se as infrações e aumentam os acidentes
19/10/2026
Lufthansa queria Beja, o Governo escolheu Tancos: PS exige respostas e PSD acusa CIMBAL de "braço armado" socialista
19/10/2026
Governo paga até 70 euros por javali abatido: Beja, Cuba e Odemira entram no plano de combate à espécie
Évora
19/10/2026
Évora 2027 não quer ser apenas uma festa de um ano: Capital Europeia da Cultura promete deixar marcas em todo o Alentejo
Castro Verde
18/10/2026
Carros clássicos para ver na centenária Feira de Castro