A CIMBAL vai assim receber as instalações onde actualmente funciona, o edifício do Arquivo Distrital e um imóvel localizado na Rua dos Infantes. A proposta de transferência foi apresentada pelo presidente da Câmara de Serpa.
Santiago Macias, presidente da Assembleia Distrital, considera que esta deliberação assegura a manutenção do património edificado nas mãos das autarquias do distrito, numa altura em que o Governo aprovou uma proposta de Lei tendo em vista o “esvaziamento” das Assembleias Distritais. A próxima medida passará pela transferência dos trabalhadores.
A proposta não agradou aos eleitos de Odemira. Hélder Guerreiro, vereador da Câmara de Odemira, votou contra uma vez que o património é transferido para a CIMBAL, uma entidade onde Odemira não está presente. O autarca frisou que o município é forçado a doar património, algo que carece de uma aprovação da Câmara Municipal.
A situação financeira da Assembleia foi outra matéria discutida na reunião realizada no Museu Regional de Beja. Os trabalhadores voltam a ter os salários em risco. Se os municípios não cumprirem com as obrigações, a Assembleia entra em rotura financeira no final do mês de Abril. A dívida das Câmaras é superior a 165 mil euros.