Vidigueira investiu quase 400 mil euros no combate à pandemia

Vidigueira investiu quase 400 mil euros no combate à pandemia

Através da aplicação de medidas excecionais e temporárias, no ano de 2020, o Município de Vidigueira investiu perto de 400 mil euros para fazer face aos efeitos negativos da pandemia na economia local, nas instituições e nas famílias.

Em 2021, a autarquia afirma que este apoio vai ser reforçado, com novas medidas e programas, canalizando o investimento que seria destinado a eventos de promoção dos agentes económicos e dos produtos de excelência do concelho, e que pelas circunstâncias atuais, não poderão ser realizados.

Entre as medidas adoptadas pela Câmara de Vidigueira está o Programa Municipal de Estabilização Económica, que prevê um investimento total de 100 mil euros sem reembolso, destinado a empresas e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, que exerçam a sua atividade no concelho.  

Para fazer face aos efeitos negativos provocados pela pandemia, a autarquia avançou, também, com a isenção de taxas municipais para a atividade económica, durante o primeiro trimestre deste ano.

Foi, igualmente, atribuído um apoio financeiro de 5 mil euros, a cada Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num investimento total de 25 mil euros.

Os Bombeiros Voluntários de Vidigueira também foram apoiados, no valor extraordinário de de 7 mil e 500 euros, e pagamento das refeições aos profissionais em serviço.

Além disso, o município de Vidigueira decidiu reduzir o valor da fatura da água para todos os munícipes nos consumos de fevereiro, março e abril, num apoio de cerca de 100 mil euros).

“No caso de atraso no pagamento dos recibos de água, enquanto se mantiver o dever geral de recolhimento domiciliário”, a autarquia não cobre juros de mora.

Outra aposta da Câmara de Vidigueira é o programa “Estamos Cá Por Si”, um projeto de assistência à população e o serviço de apoio psicológico.

A criação de um a Zona de Concentração e Apoio à População, com 40 camas, a higienização de espaços públicos e privados, a distribuição e EPIs aos profissionais que estão na linha da frente, a realização de testes à Covid-19 aos Bombeiros, funcionários da autarquia e à GNR, bem como, o fornecimento de refeições no domicílio dos alunos mais carenciados, o apoio à atividade cultural e a promoção da leitura, através do serviço de empréstimo de livros fazem parte das medidas adoptadas pela autarquia de Vidigueira.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

29/07/2025
Escola Secundária de Serpa entre premiados com projeto contra a desinformação
Incêndios
29/07/2025
Grupo de bombeiros do Baixo Alentejo reforça combate a norte do país
Opinião
29/07/2025
Autárquicas 25: Em Beja as Direitas não apresentam projetos, apenas Recordações
29/07/2025
Farmácia angaria material médico para os Bombeiros de Beja
29/07/2025
CEBAL tem 3,6 milhões de euros em projetos aprovados e candidatados
29/07/2025
“Os Alentejanos” animam Largo da Cooperativa
29/07/2025
Vergonha em Serpa: funcionários da Misericórdia sem salários e sem esperança
29/07/2025
GNR anuncia redução de mortos nas estradas em Beja