Esta é uma das conclusões saídas do VI Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Distrito de Beja realizado esta semana nas instalações do Núcleo Distrital de Beja Rede Europeia Anti-Pobreza.
No encontro, os mediadores ciganos congratularam-se com a contratação de mediadores pelas Câmaras de Moura e Beja através do Projecto de Mediadores Municipais.
Os mediadores concluíram ainda que “é importante ter presente que o associativismo (a par da mediação) é, actualmente, uma das melhores formas de promover a participação social das comunidades ciganas” na medida em que “conseguiu-se desenvolver no interior das comunidades ciganas a consciência das suas próprias necessidades e a capacidade de resolver os problemas, assim como fomentar o seu próprio desenvolvimento”.
Os mediadores pretendem constituir em Beja a sede da Associação de Mediadores Ciganos de Portugal.