Águas Públicas do Alentejo investe 4 milhões de euros em Mértola

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo assinou o contracto de adução de água à zona noroeste do concelho de Mértola. A empreitada garantirá o abastecimento às povoações de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Corte Pequena, Vale de Açor, Ledo, Namorados, Penilhos e S. João dos Caldeireiros.

Com um prazo de execução de 450 dias, a empreitada foi adjudicada por cerca de 4 milhões de euros.

A obra prevê a construção de aproximadamente 67 Km de adutoras, 3 reservatórios apoiados e 6 estações elevatórias e está integrada na Operação POSEUR “Melhoria da Qualidade de Abastecimento de Água no Sistema do Guadiana Sul”.

De acordo com a Águas Públicas do Alentejo, “este investimento irá assegurar a qualidade e a quantidade de água necessária ao abastecimento a uma população de cerca de 1 000 habitantes, permitindo abandonar os diversos sistemas autónomos que actualmente servem de forma deficiente as populações a partir de origens subterrâneas pouco fiáveis, com baixa produtividade e que obrigam reiteradamente a reforço de água por autotanque”.

Com estes investimentos, a Águas do Alentejo “assegura a resiliência dos sistemas de abastecimento de água permitindo-lhes melhorar a qualidade da água distribuída e responder mais eficazmente a situações de escassez de água”.