Mina de Neves-Corvo produziu mais de 27 mil toneladas de zinco no 1.º trimestre

Foto: SOMINCOR
Mina de Neves-Corvo produziu mais de 27 mil toneladas de zinco no 1.º trimestre

A mina de Neves-Corvo, em Castro Verde, no distrito de Beja, produziu mais de 27 mil toneladas de zinco no primeiro trimestre de 2025, revelou a Lundin Mining, que deixou de ser proprietária da concessionária em abril.

De acordo com o relatório das operações da multinacional sueco-canadiana Lundin Mining relativo ao período entre janeiro e março, consultado pela agência Lusa, em Neves-Corvo foi produzido um total de 27.691 toneladas de zinco, nos primeiros três meses deste ano.

Além do zinco, a mina alentejana produziu ainda, no primeiro trimestre do ano, um total de 6.123 toneladas de concentrado de cobre.

A mina de Neves-Corvo tem como concessionária a empresa Somincor, que a Lundin Mining vendeu à sueca Boliden, juntamente com a mina de Zinkgruvan, na Suécia, por cerca de 1,44 mil milhões de euros, num negócio concretizado a 16 de abril.

Citado no comunicado, o presidente da Lundin Mining, Jack Lundin, disse que esta transação “reforçou significativamente” o balanço da empresa.

Também em comunicado recente, a Boliden revelou ter celebrado um empréstimo a prazo de 700 milhões de euros, com um prazo de três anos e opção de prorrogação por mais dois, “para liquidar” o contrato de empréstimo celebrado “para financiar a aquisição” das minas de Neves-Corvo e Zinkgruvan.

“Juntamente com o capital angariado pela Boliden em março de 2025 e a exclusão de dividendos em 2025, aprovada pela assembleia-geral anual em abril de 2025, o empréstimo a prazo marca a etapa final no financiamento do contrato de empréstimo, que foi agora totalmente liquidado”, indicou a empresa na nota, consultada pela Lusa.

A mina de Neves-Corvo produz, sobretudo, concentrados de cobre e de zinco, assim como prata e chumbo.

Trata-se da maior mina de zinco na Europa e a sexta maior de cobre também no continente europeu, além de ser a maior empregadora da região, com cerca de 2.000 trabalhadores.

Rádio Pax/Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Habitação
24/07/2026
Beja em contraciclo na área do arrendamento
Turismo
16/07/2026
Nova Iorque rendida aos sabores do Alentejo
14/07/2026
Beja lidera subida das insolvências no país
Turismo
14/07/2026
Turismo nacional continua a sustentar o Alentejo
Turismo
10/07/2026
Alentejo das regiões do país com maior crescimento turístico em 2025
Castro Verde
04/07/2026
Castro Verde valoriza comércio nos meses de verão
Alqueva
03/07/2026
Alqueva abre portas ao mundo: Governo quer levar produtos do Alentejo a um mercado com 255 milhões de consumidores
01/07/2026
Rendas aumentam no Baixo Alentejo 14,6%