Alentejo 2020 aprovou 474 M€ de fundos

Os dados disponibilizados pela Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, relativos a 30 de Junho de 2018, agora publicados edição do nº 30 do Boletim Trimestral – “Alentejo Hoje – Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, indicam que já foram aprovados 474 milhões de euros de fundos europeus.

As ajudas comunitárias foram atribuídas a 1 856 operações, a maioria no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Cinco eixos estratégicos absorveram a maior fatia das verbas.

Competitividade e Internacionalização das PME; Ensino e Qualificação do Capital Humano; Desenvolvimento Urbano Sustentável; Coesão Social e Inclusão e Ambiente e Sustentabilidade, representam 86% do investimento elegível aprovado.

Em 30 de Junho, esses cinco eixos representavam 85% dos fundos aprovados, 90% do fundo executado e 87% dos fundos pagos.

De entre os Eixos Estratégicos mencionados, o destaque vai para a Competitividade e Internacionalização das PME, seja a nível do Fundo Aprovado (40%), como a nível de Fundo executado (42%), e também de Fundo Pago (39%), refere a Boletim da CCDR Alentejo.

A publicação realça que é visível “a elevada prioridade atribuída ao domínio temático da Competitividade e Internacionalização e a dinâmica implementada nos Sistemas de Incentivos às empresas”.