Alentejo 2030 apoia conservação da natureza com 5 milhões de euros

Alentejo 2030 apoia conservação da natureza com 5 milhões de euros

Está lançado o mais recente aviso do Alentejo 2030, direcionado ao apoio de intervenções no domínio da conservação da natureza, da biodiversidade e do património natural. Esta iniciativa insere-se nos Investimentos Territoriais Integrados — os chamados ITI — das comunidades intermunicipais e pretende reforçar a proteção ambiental no território, travar a perda de biodiversidade e aumentar a resiliência dos ecossistemas, sobretudo face às alterações climáticas.

As ações apoiadas deverão promover a preservação da natureza, o desenvolvimento de infraestruturas verdes e a valorização do património natural, com um enfoque especial na recuperação ambiental e sustentabilidade dos territórios.

As candidaturas podem ser apresentadas por Municípios e Associações de Municípios da região do Alentejo, com competências na área ambiental. Ficam apenas de fora as freguesias integradas no Território ITI “Água e Ecossistemas da Paisagem”.

O processo de candidatura decorre em cinco fases distintas, com datas limite de submissão a 30 de junho, 29 de agosto e 31 de outubro de 2025, bem como 31 de dezembro do mesmo ano e 31 de março de 2026 — sempre até às 18 horas.

A dotação total disponível para este aviso ultrapassa os 4,9 milhões de euros, com financiamento garantido pelo FEDER, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que pode cobrir até 85% do custo dos projetos aprovados.

Este é um investimento estratégico que pretende afirmar o Alentejo como uma região preparada para os desafios ambientais e climáticos do futuro, promovendo soluções integradas e sustentáveis.

Para mais informações e consulta do aviso completo, basta visitar o site:

 www.alentejo.portugal2030.pt/avisos.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Trigaches
25/10/2026
Pelos Caminhos da Cal descobrimos Trigaches
25/10/2026
Caminhada celebra Dia Mundial da Terapia Ocupacional
24/10/2026
Domingo: não esqueça de mudar a hora do relógio!
Almodovar
24/10/2026
Feira da Saúde de Almodôvar promove prevenção, bem-estar e estilos de vida saudáveis
24/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA
23/10/2026
PJ captura em Serpa homem procurado internacionalmente por violência doméstica. Vai ser extraditado para o Brasil
23/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA
23/10/2026
Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Odemira na linha da frente da reciclagem: Portugal vai falhar meta europeia para o vidro