Alentejo 2030 apoia conservação da natureza com 5 milhões de euros

Alentejo 2030 apoia conservação da natureza com 5 milhões de euros

Está lançado o mais recente aviso do Alentejo 2030, direcionado ao apoio de intervenções no domínio da conservação da natureza, da biodiversidade e do património natural. Esta iniciativa insere-se nos Investimentos Territoriais Integrados — os chamados ITI — das comunidades intermunicipais e pretende reforçar a proteção ambiental no território, travar a perda de biodiversidade e aumentar a resiliência dos ecossistemas, sobretudo face às alterações climáticas.

As ações apoiadas deverão promover a preservação da natureza, o desenvolvimento de infraestruturas verdes e a valorização do património natural, com um enfoque especial na recuperação ambiental e sustentabilidade dos territórios.

As candidaturas podem ser apresentadas por Municípios e Associações de Municípios da região do Alentejo, com competências na área ambiental. Ficam apenas de fora as freguesias integradas no Território ITI “Água e Ecossistemas da Paisagem”.

O processo de candidatura decorre em cinco fases distintas, com datas limite de submissão a 30 de junho, 29 de agosto e 31 de outubro de 2025, bem como 31 de dezembro do mesmo ano e 31 de março de 2026 — sempre até às 18 horas.

A dotação total disponível para este aviso ultrapassa os 4,9 milhões de euros, com financiamento garantido pelo FEDER, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que pode cobrir até 85% do custo dos projetos aprovados.

Este é um investimento estratégico que pretende afirmar o Alentejo como uma região preparada para os desafios ambientais e climáticos do futuro, promovendo soluções integradas e sustentáveis.

Para mais informações e consulta do aviso completo, basta visitar o site:

 www.alentejo.portugal2030.pt/avisos.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

26/03/2026
Município de Beja reforça combate a carros abandonados nas ruas
26/03/2026
GNR tem na estrada Operação “Moto I”
26/03/2026
IPBeja: Promessa de abertura em junho tenta travar polémica da residência vazia em Beja
Odemira
26/03/2026
Concelho de Odemira soma mais de 3 mil desempregados
25/03/2026
Candidatos à Presidência do IPBeja ouvidos na próxima segunda-feira
25/03/2026
António Dieb entra na administração da EDIA e gera críticas no setor agrícola
Alentejo
25/03/2026
Desemprego em queda no Alentejo
Turismo
25/03/2026
Turismo do Alentejo quer captar turistas espanhóis na Páscoa