Alentejo aumenta produção de Azeite

As previsões agrícolas do INE, em 31 de Dezembro, apontam para uma superfície ocupada com cereais de outono/inverno próxima da alcançada na campanha anterior.
Alentejo aumenta produção de Azeite

Só o trigo duro deverá registar uma quebra na ordem dos 15% face a 2015.

De acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a preparação do solo e a realização de sementeiras ocorreram “sem constrangimentos”. No final do mês passado, de forma geral, as searas apresentavam bom aspecto vegetativo.

Os prados, pastagens e culturas forrageiras “beneficiaram da ausência de baixas temperaturas e de geadas intensas e apresentam um bom desenvolvimento vegetativo”, sublinha o INE.

O Boletim frisa que “nesta época do ano as necessidades forrageiras das diferentes espécies pecuárias não são totalmente satisfeitas com o pastoreio, sendo necessário complementar a oferta com fenos, palhas, silagens e, nos casos de maior exigência, com alimentos compostos e suplementos vitamínicos”.

As previsões para o sector do Azeite são boas. A quantidade de azeitona apanhada indica que a actual campanha terá uma produção superior à do ano passado. Estima-se um acréscimo na ordem dos 20%.

O INE adianta que “é o Alentejo (maior região produtora, com grandes áreas de olivais regados) o principal responsável pela recuperação da produção para quantitativos acima das 500 mil toneladas de azeitona para azeite”. Já em Trás-os-Montes, a segunda região mais importante nesta cultura, a tendência é de manutenção da produção da campanha anterior.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

IPBeja
08/07/2025
Microcredencial de Big Data com candidaturas abertas no IPBeja
Moura
06/07/2025
Exposição "A Festa da Cor" patente em Moura
24/06/2025
Autarca de Almodôvar discorda das conclusões de auditoria do TdC a empreitada
08/04/2025
Câmara de Beja recolhe contributos para ação climática
28/03/2025
Câmara de Beja promove Ciclo de Conversas
IPBeja
11/02/2025
IPBeja abre portas a mais de 900 visitantes  
Natal
08/12/2024
III Feira de Natal anima Santa Clara de Louredo
Ovinos
22/11/2024
Governo aprova 30 ME para recolha de animais mortos