Alentejo lidera queixas na saúde pública: região no topo das reclamações em Portugal

O Alentejo surge como a região do país com maior peso de reclamações relativas ao setor público da saúde, segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora da Saúde.

De acordo com o balanço referente a 2025, foram registadas mais de 91 mil reclamações no sistema de saúde português, sendo que cerca de 64% dizem respeito ao setor público. Neste cenário, o Alentejo destaca-se com 88,1% das queixas associadas a unidades públicas de saúde, o valor mais elevado entre as cinco regiões analisadas.

Entre os principais motivos das reclamações estão dificuldades no acesso a cuidados de saúde, com destaque para atrasos nas respostas, tempos de espera superiores ao garantido e problemas nas redes de referenciação.

No setor privado, a maioria das queixas está relacionada com questões financeiras, como faturação considerada excessiva, falta de informação prévia sobre custos ou dúvidas nas comparticipações.

Apesar do elevado número de reclamações, o relatório refere também mais de 22 mil elogios dirigidos aos serviços de saúde. A entidade reguladora sublinha que as reclamações dos utentes são fundamentais para identificar falhas, melhorar o funcionamento do sistema e reforçar a proteção dos direitos dos cidadãos, numa altura em que se assinala o Dia Mundial do Consumidor.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

12/10/2026
Chuva de milhões para as Câmaras de Beja: Odemira lidera com 35 milhões e Barrancos fica com pouco mais de seis (Reportagem)
12/10/2026
Hospital Central do Alentejo vai trabalhar com Hospital de Beja e recebe mais de um milhão de euros para equipamentos
12/10/2026
CCDR Alentejo promove em Évora debate sobre segurança alimentar e nutricional na região
12/10/2026
Última chamada para entrar na UPBeja: termina hoje o prazo para disputar 31 vagas
12/10/2026
ULS do Baixo Alentejo abre portas a médicos internos num Open Day no Hospital de Beja
12/10/2026
Hectares de canábis ao sol do Baixo Alentejo: a plantação vigiada 24 horas por dia que já dá medicamentos
Alqueva
12/10/2026
Cerveja, música clássica e vida longa: as vacas japonesas que engordam à sombra do Alqueva (reportagem)
11/10/2026
Arranjo de estradas e caminhos em Moura