Alentejo pode perder ainda mais médicos

O Alentejo poderá ser uma das regiões mais afetadas pelo novo diploma do Governo que regula a contratação de médicos em prestação de serviços. O alerta foi lançado pela Federação Nacional dos Médicos, em declarações à agência Lusa, que acusa o Executivo de estar a acelerar a saída de profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

A presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, considera que o Governo parte do princípio errado ao acreditar que os médicos impedidos de prestar serviços passarão automaticamente para os quadros do SNS. Segundo a dirigente sindical, muitos profissionais poderão optar pelo setor privado ou até pela emigração.

A responsável sublinha que a realidade do Alentejo é muito diferente da vivida nos grandes centros urbanos, alertando que vários serviços hospitalares dependem fortemente de médicos prestadores de serviço. Áreas como medicina interna, pediatria, ortopedia, cardiologia, anestesiologia e até blocos de partos poderão enfrentar dificuldades acrescidas.

O diploma, já publicado em Diário da República, estabelece incompatibilidades para a contratação de médicos em regime de prestação de serviços, abrangendo profissionais que tenham saído do SNS nos últimos dois anos ou que recusem candidatar-se a vagas disponíveis perto do local onde concluíram a especialidade.

Em declarações à agência Lusa, Joana Bordalo e Sá defende que a medida não resolve os problemas estruturais do Serviço Nacional de Saúde, alertando que poderá agravar as desigualdades entre o litoral e o interior do país, deixando regiões como o Alentejo ainda mais vulneráveis à falta de médicos especialistas.

A FNAM considera que o diploma combate apenas os sintomas da crise no SNS, sem atacar as causas, como a falta de valorização das carreiras médicas, a dificuldade em fixar profissionais e a escassez de equipas nos hospitais e centros de saúde.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Trigaches
25/10/2026
Pelos Caminhos da Cal descobrimos Trigaches
25/10/2026
Caminhada celebra Dia Mundial da Terapia Ocupacional
Mértola
25/10/2026
Descendentes encerram Feira da Caça de Mértola
Pecuária
25/10/2026
Pedro do Carmo defende continuidade da exportação de animais vivos
24/10/2026
Domingo: não esqueça de mudar a hora do relógio!
Almodovar
24/10/2026
Feira da Saúde de Almodôvar promove prevenção, bem-estar e estilos de vida saudáveis
Mértola
24/10/2026
D.A.M.A com Buba Espinho e Bandidos do Cante na noite principal da Feira da Caça
24/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA