Alentejo mantém estabilidade no mercado de ovinos e caprinos no início de fevereiro, com as cotações dos borregos e cabritos a não registarem variações significativas. Os dados são do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).
Na principal região produtora do país, os preços acompanham o cenário nacional. As cotações médias dos borregos vivos, em todas as classes de peso, mantiveram-se inalteradas, em valores semelhantes aos de 2025 e acima da média do triénio 2023-2025, refletindo um mercado estável.
Também nos caprinos, o mercado apresenta poucas alterações. Apesar de uma ligeira descida pontual do preço do cabrito com menos de 10 quilos noutras regiões, no Alentejo as cotações mantiveram-se estáveis.
Os dados indicam ainda uma diminuição, a nível nacional, do número de ovinos e caprinos abatidos para consumo, tendência que se reflete igualmente no sul do país. Ainda assim, o Alentejo continua a assumir um papel estratégico na produção pecuária nacional, com um início de ano marcado pela estabilidade dos preços.