Nesta etapa os corredores percorrem 164,5 quilómetros entre Almodôvar e o Alto do Malhão.
A Câmara frisa que “para além do grande valor cultural que o ciclismo tem no concelho, é de esperar que a Volta gere grande dinâmica na restauração e no comércio local”.
A autarquia acredita que, após a prova, “todos sairão de Almodôvar maravilhados com o que o Concelho tem para dar em termos de gastronomia, cultura e beleza natural das suas paisagens”.
António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, frisa que o concelho tem dois ciclistas no top nacional e uma grande admiração pela modalidade.
A etapa conta com uma partida simbólica do Fórum Cultural de Almodôvar, às 10h50. Os ciclistas são esperados na Semblana às 11h13, seguindo depois para a meta Volante que os levará de volta a Almodôvar pelas 11h41. De Almodôvar, partem para a Dogueno (chegada às 11h59) e para a segunda Meta Volante da etapa, na Cortelha, com chegada marcada para as 12h38. A etapa segue para sul, para Loulé (13h08), chegando ao Malhão para uma Meta Volante às 13h45. Pela estrada do Sítio das Éguas, os corredores reentram no Concelho de Almodôvar, passando pela Corte Pinheiro às 14h06. A última Meta Volante da etapa (Freixo 14h28) é disputada já no regresso ao Concelho de Loulé, esperando-se que os atletas terminem a prova às 14h44, no Alto do Malhão.