Três alunas da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, receberam dois prémios no 26º Concurso para Jovens Cientistas e 12ª Mostra Nacional de Ciência.
As jovens conquistaram o prémio LIPOR- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, e a participação na Feira Internacional de Ciência e Engenharia, que decorrerá na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos da América.
As estudantes participaram com o projecto “Tenebrio molitor como biorreator para degradação de polímeros sintéticos”, pretendendo contribuir para a possível utilização de larvas do inseto Tenebrio molitor (tenébrio) na reciclagem de resíduos de poliestireno a nível industrial.
Esteve ainda a concurso na Mostra de Ciência, o projecto “Controlo biológico da infestante agrícola Cyperus rotundus”, da autoria de mais três alunos do mesmo estabelecimento de ensino.
O 26º Concurso para Jovens Cientistas e 12ª Mostra Nacional de Ciência decorreram entre os dias 31 de maio e 2 de Junho, na Alfândega do Porto, numa iniciativa organizada pela Fundação da Juventude com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara Municipal do Porto.
A Mostra envolveu 265 jovens, coordenados por 64 professores, de 41 estabelecimentos de ensino, que deram a conhecer os seus projectos aos visitantes e a um júri especializado que os irá avaliar.
Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química foram as categorias dos 100 melhores projectos em exibição.