Foi aprovada, por unanimidade, na última sessão da Assembleia Municipal de Beja, realizada a 26 de fevereiro, uma moção apresentada pelo grupo do PS, sobre o encerramento da Linha do Alentejo durante as obras de modernização.
Recorde-se que a execução da obra entre Casa Branca e Beja, tem um prazo estimado de 21 meses.
A moção reconhece a importância da empreitada, contudo teme os “graves inconvenientes” que a mesma possa vir a causar às populações e ao desenvolvimento da região, caso o encerramento seja prolongado.
Nesse sentido, a Assembleia Municipal de Beja exige alternativas de transporte para as populações durante o encerramento que contemplem serviços rodoviários que assegurem a mobilidade nas mesmas condições de horários e de acessibilidade.
A moção apela, também, à criação de medidas para minimizar o impacto social e económico do encerramento da Linha e sugere que esta não encerre totalmente, “sempre que operacionalmente seja viável, considerando o transporte alternativo, apenas, nos troços mais curtos intervencionados entre estações”.
São, ainda, reclamados planos de investimento adicionais, incluindo a reabertura do troço Beja-Funcheira e a ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja.
A moção será enviada ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.