O Chega apresentou um Projeto de Resolução na Assembleia da República onde recomenda ao Governo que tome medidas concretas para prevenir e punir os furtos de colheitas, combustível, gado e máquinas agrícolas.
O reforço da fiscalização junto dos intermediários que compram e vendem produtos agrícolas, a criação de apoios para instalação de portões e videovigilância nas propriedades rurais e o ajuste do quadro penal com agravamento de penas são algumas das recomendações.
Rui Cristina, deputado do Chega eleito por Beja, manifesta “profunda preocupação com a escalada de roubos que tem devastado os produtores do distrito de Beja, em especial os fruticultores de melão e melancia”.
“É inaceitável que quem trabalha a terra conviva com a impunidade. O Estado tem de estar ao lado dos agricultores com fiscalização efetiva, penas adequadas ao prejuízo real e mecanismos simples e rápidos de denúncia”, adianta o parlamentar.