A 8ª edição do “Quartel Electrão” está a decorrer, em todo o país, até quinta-feira, dia 30 de novembro.
Oito Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do distrito de Beja (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Mértola, Moura, Odemira e Serpa) estão a receber pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem.
Os interessados devem entregar os equipamentos que já não usam nos quartéis que aderiram a esta iniciativa.
O “Electrão” vem a público anunciar que “a associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros e o segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual”.
A mesma fonte sublinha que “todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida”.
O objetivo desta campanha é “envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associações. É também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem”.
Desde 2011 já foram recolhidas mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, revela a “Electrão”