Autarca de Almodôvar exige construção de barragem na ribeira de Oeiras

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, solicitou há dois dias a construção de uma barragem na ribeira de Oeiras, naquele município alentejano, de modo a solucionar a escassez de água que se sente naquela região.

“Temos cada vez mais problemas de seca no Baixo Alentejo e [os concelhos de] Almodôvar, Castro Verde e Mértola não são abastecidos pelo Alqueva”, por isso, “esta barragem tem de ser construída já”, explicou o autarca, em declarações à Lusa.

Através de um comunicado, o município de Almodôvar mencionou que a nova barragem iria usufruir do troço da ribeira de Oeiras, um afluente do rio Guadiana.

Vai servir “para apoiar e reforçar” o abastecimento de água a partir da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique.

Reforça assim o “abastecimento de reserva” para os concelhos alentejanos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola.

Segundo o município, a construção de uma albufeira na ribeira de Oeiras, estudada nos anos 90, permitiria ainda que esta “pudesse ter um caudal ecológico para abeberamento de animais” e “favoreceria também a manutenção dos ecossistemas, da fauna e flora locais”.

Para António Bota, “não faz sentido ter condições propícias em Almodôvar, tanto geográficas como naturais”, para a construção de uma nova barragem e não aproveitar “essa água antes dela chegar ao rio [Guadiana] e, por sua vez, ao mar”.

“Não temos falta de água para consumo humano enquanto o Alqueva tiver água, mas temos falta de água para todos os outros consumos” e de “uma alternativa à barragem do Monte da Rocha, que ainda não tem água suficiente para nós”, sublinhou o autarca socialista.

LUSA/RÁDIO PAX