Azeite do Alentejo reúne chefs e críticos internacionais

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo continua a promover o azeite da região nos mercados externos.

Para os próximos 3 dias preparou o “Gastronomic Tour”, uma viagem gastronómica em torno do azeite com chefs e críticos internacionais.

David Santos, dos Estados Unidos, Óscar Bosch, do Brasil e Allan Poulsen, da Dinamarca, são os chefes que integram o grupo de participantes a par de vários críticos.

O programa inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeite e degustação de pratos confeccionados com os azeites do Alentejo.

Henrique Herculano, director técnico do CEPAAL, realça que depois de lavar os azeites do Alentejo a vários pontos do mundo, através da oferta de amostras em voos da TAP, o Centro traz várias pessoas de diferentes pontos do globo à região para conhecerem os olivais, os azeites e a gastronomia.

O projecto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020 e tem como mercados-alvo o Brasil, os Estados Unidos, o Canadá, a Alemanha, a Dinamarca e a Suécia.

O Alentejo é responsável por 78% da produção de azeite em Portugal, segundo dados da campanha 2017/2018.