A iniciativa tem por objectivo reflectir sobre as principais dificuldades e futuro do sector e ao mesmo tempo promover o convívio entre a comunidade piscatória do concelho.
A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Junta de Freguesia de S. Teotónio e Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar e pelos pescadores do Porto de Pesca da Azenha do Mar.
A festa terá início pelas 12.30 horas e reúne a comunidade piscatória dos quatro portos de pesca do concelho de Odemira: Azenha do Mar e Entrada da Barca (Freguesia de S. Teotónio), Portinho do Canal (Freguesia de Vila Nova de Milfontes) e Lapa de Pombas (Freguesia de Longueira/Almograve).
Do programa consta o tradicional almoço convívio onde os produtos do mar estão em destaque, animação musical com artistas locais e um momento para intervenções e debate sobre a realidade da actividade piscatória no concelho.