As diferentes entidades regionais comprometem-se a respeitar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo (PEDBA2020) elaborado com base nas orientações do novo quadro comunitário que vigora até 2020.
João Rocha, presidente da CIMBAL, frisou na cerimónia que não é o Plano “ideal” mas é “o melhor que se conseguiu”.
O autarca considera que os municípios “poderiam ser melhor tratados em questões financeiras” pelos fundos comunitários.
João Rocha lamentou ainda que matérias como a regeneração urbana, estradas ou caminhos não tenham o financiamento desejado.
O Plano segue para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.
O presidente da Comissão de Coordenação, disse que matérias como a regeneração urbana não estão esquecidas no quadro das negociações em curso com Bruxelas. António Dieb alertou para o “novos desafios” dos municípios em matérias como a educação e a acção social, com verbas atribuídas no actual quadro comunitário de apoio.