Foram várias as Câmaras e Juntas de Freguesia do distrito de Beja que foram distinguidas com a Bandeira de Mérito Social atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), na 1.ª Gala de Mérito Social realizada no passado dia 25 de março, em Oliveira do Bairro.
A iniciativa pretendeu reconhecer as entidades do país que se destacam na promoção do bem-estar e desenvolvimento social e que têm nas suas práticas intervenções que visam reduzir a vulnerabilidade.
Entre 532 candidaturas apresentadas, a nível nacional e por diversas entidades, foram, apenas, distinguidas 160, entre elas, o município de Aljustrel e a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja.
Em nota enviada à Rádio Pax, a Câmara de Aljustrel explica que foi reconhecida pelo trabalho de “promoção de práticas que contribuem para o envelhecimento com qualidade de vida, combatendo o isolamento social e apostando na melhoria da qualidade de vida das comunidades”.
Já a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda frisa, em comunicado, que “este prémio é um reflexo do compromisso” daquela Junta “em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos” da freguesia.
A mesma fonte adianta que “este reconhecimento é mais do que uma simples distinção”. Trata-se de “uma motivação” para que Junta possa “continuar a missão de tornar a Cabeça Gordaum lugar mais acolhedor, solidário e atento às necessidades de todos os cidadãos”.