Barragem de Pedrógão está a descarregar anuncia EDIA

A EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva anuncia que “a barragem de Pedrógão, localizada a 23 km a jusante da barragem de Alqueva, iniciou às 21h00 de ontem, descargas controladas devido ao aumento significativo dos caudais afluentes provenientes do rio Ardila e do turbinamento das centrais hidroelétricas de Alqueva”.

Esta manhã, segundo a mesma fonte, a barragem de Alqueva estava à cota 151.49 m, ou seja, a cerca de 50 cm do seu nível de pleno armazenamento.

Para gerir esta situação, a EDIA revela que “está a controlar os volumes armazenados através da operação das centrais hidroelétricas de Alqueva e da realização de descargas controladas em Pedrógão”.

Devido ao aumento temporário do caudal do rio Guadiana a jusante da barragem de Pedrógão, a EDIA alerta as populações ribeirinhas, pescadores, agricultores e demais utilizadores da zona para “adotarem as precauções necessárias”.

A EDIA refere que “o tempo de trânsito dos caudais descarregados pela Barragem de Pedrógão é de cerca de 18 horas até ao Pulo do Lobo, o que significa que o tempo até se verificar um aumento do escoamento em Mértola poderá ser superior às 18 horas”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

24/10/2026
Domingo: não esqueça de mudar a hora do relógio!
Almodovar
24/10/2026
Feira da Saúde de Almodôvar promove prevenção, bem-estar e estilos de vida saudáveis
Mértola
24/10/2026
D.A.M.A com Buba Espinho e Bandidos do Cante na noite principal da Feira da Caça
24/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA
23/10/2026
PJ captura em Serpa homem procurado internacionalmente por violência doméstica. Vai ser extraditado para o Brasil
23/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA
23/10/2026
Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Odemira na linha da frente da reciclagem: Portugal vai falhar meta europeia para o vidro
23/10/2026
SERPA: Alqueva Sustentável promove dia aberto em exploração agrícola